11/07/2014

TÁ VENDO O QUE DÁ FALAR INGLÊS?


    Conto causos do Camisola e os leitores podem pensar que é um homem que não vale um tostão furado. Não é bem assim. Camisola é homem que tem cultura. Não por ter ido à escola por muito tempo. É por ser um homem lido. Ele não trabalha. Sua ocupação é beber cachaça e ler. Lê de tudo, desde bulas de remédio, até jornais e livros que consegue emprestados com a diretora do grupo escolar de Tabuí.
    Em dia de muita inspiração, Camisola resolveu filosofar:
    - Ô, Bigode! Cê sabia que a chinesada come pouca gordura? É por isso quês quase num sofre do coração... Têm menos ataque cardíaco do que ozamericano e os ingrêis... Sabia, Bigode?
    - Sei disso não, ô Camisola!
   - Pois é, Bigode... E os francêis? Ô povim pra cumê gordura, sô! Mas tamém ês têm menos ataque do coração do que a ingrezada e ozamericano... 
    - E o quico, Camisola?
    - E tem mais ainda, Bigode! Cê sabia que a italianada vive se afogando no vinho?... Bebe, bebe e bebe até num guentá mais... E tamém ês têm menos ataque do coração que ozamericano e os ingrês, sô!
    - Mas causdiquê cê tá me contano essa potocada toda, sô?
    - Ó, Bigode! Cabei de discubri. A gente pode bebê e cumê o que quisé, home de Deus... E me dá mais uma aí pra mode comemorá minha discuberta, sô!... O que faz matá mais cedo é falá ingrês... Taí a grande discuberta, Bigode! Por isso, é que só falo a língua pátria... 
©By Eurico de Andrade, in Tabuí e seus Causos https://www.facebook.com/causos e http://tabui.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: