31/07/2009

Entrou pra crente e não avisou

Ninguém conhecia o José Vicente por este nome. Era só Izé. Pra cá e pra lá, o Izé era motorista da prefeitura e, de vez em quando, já que ele dirigira caminhão boiadeiro, era o único com condições de levar o prefeito à capital e andar naquele trânsito dos infernos.
Um dia foram os dois, Izé e prefeito, pra Belzonte na rural da prefeitura. Época de chuva, muito atoleiro, chegam já na hora do almoço.
- Me deixa ali na casa do compadre Bilico, Izé! Vou almoçar lá, enquanto cê come um trem por aí. Em uma hora cê me busca, tá bão?
Izé resolve comer uns pães de queijo por ali mesmo, pois que a casa do Bilico era perto da rodoviária, deixando a rural estacionada na frente da casa do compadre do prefeito.
Depois de uma hora tá o Izé de volta, do jeitinho que o prefeito mandara e bate na porta, sendo atendido pela Bilica, mulher do Bilico.
- Ele num tá aqui mais não. Saiu com o Bilico. Foro’os dois pr’Assembléia!
O Izé, sem nem pensar, tasca um palavrão desrespeitoso na cara da comadre do prefeito:
- Esse prefeito é memo fedaputa! Nem me disse que tinha virado crente!

11 comentários:

Dalinha Catunda disse...

Olá Eurico,
Muito boa essa do crente.
Estive viajando por isso demorei aparecer.
Um abraço,
Dalinha

Darlan M Cunha disse...

Vê-se logo, prezado Eurico, como é que o idioma pode derrubar os mais avisados - o que dizer então dos desavisados... hehe.

Essa eu vou enviar a uma amiga dileta, residindo longe do Brasil. Gargalhada certa.

Boa segunda-feira.
Darlan

OBS.: Grato pela gentileza de inscrever-se no meu modesto blog PALIAVANA4, como "Seguidor".

Conceição disse...

Oi cumpadre, ri muito sbre a interpretação do termo.

Eurico de Andrade disse...

Dalinha,
É um prazer tê-la de volta aqui por estas paragens. Apareça sempre, poetisa do Nordeste Sertanejo!

Eurico de Andrade disse...

Darlan,
Obrigado pela sua mensagem. Espero que a pessoa lá nas estranjas tenha gostado do que escrevi. Visitei o seu Poliava4, onde descobri em você um poeta dos bons. Parabéns pelo seu belo trabalho.

Eurico de Andrade disse...

Cumade Conceição! Que bão quiocê apareceu, sá! Tava só esperando. Quero que vc leia mais e depois me dê seu veredito, tá?

Jaqueline Amorim disse...

rsrsrsrsrs. Saudades de comentar seus contos mais do que engraçados meu amigo! O tempo encurtou mas não esqueci de você. Estou digitando a prestações um artigo que ensina como colocar uma vitrine de banners no blog para os blogueiros poderem arrumar de modo organizado todos os links dos amigos. Em breve devo fazer a publicação. Um grande abraço!!! :D

João Sá disse...

HAHAHAHAHAHA!
Excelente!
Gostei muito de como você constrói o texto.

Eurico de Andrade disse...

Jaqueline!
Obrigado pela visita e pelo comentário. É sempre bom ter vc por aqui para me orientar e não me deixar perdido nesta selva de blogs. Afinal de contas, é com vc que aprendo muita coisa no seu Superdicasss, cada vez mais lindo.

Unknown disse...

João Sá!
Obrigado por ter vindo aqui pruma visitinha. Apareça mais vezes.

Unknown disse...

Muito legal, Eurico!

Aprendi os dois significados de assembléia de uma só vez!

Amei!

Beijos

Mirse