10/05/2008

Perdido no Mundo

Aruerinha era doido por feijoada. Andava léguas e léguas quando tinha notícia de uma, principalmente se fosse boca livre. Foi por isso que saiu de madrugada para a Fazenda Boi Atolado onde haveria entrega de folia de Reis. Na hora do almoço o sol tava de rachar. Mas Aruerinha não perdoou. Comeu cinco pratadas da sua comida predileta e tomou umas boas talagadas da água que passarinho não bebe. Tudo de graça. E caiu no mundo com a pança cheia. Queria chegar em casa antes de escurecer.
Só que Aruerinha, com aquele calor todo, suando em bicas, foi sentindo um empanzinamento, umas tonteiras, uma ruindade danada. Aí teve que parar na sombra fresquinha duma pindaíba. Foi vindo aquela zonzeira estranha e o homem caiu no sono enquanto a feijoada seguia seu curso nas entranhas do Arueira.
Lá pelas tantas ele acorda. Tonto, deslocado no mundo, com os gases da feijoada fazendo efeito no intestino e pressionando o cérebro. Sem entender o que estava acontecendo, Aruerinha apela para um pessoal que estava passando e que também vinha da festa:
- Gente! Quem co sô? Oncotô? Poncovô?

17 comentários:

Dalinha Catunda disse...

Olá Eurico,
Gostei desta modalidade de "causins cutins".
Sempre visito e revisito seu espaço.
Um abraço,
dalinha

Unknown disse...

Dalinha,
Que bom que vc voltou! Sinto-me orgulhoso por receber sua visita, querida poeta! Os causins curtins acho que são o caminho. Os meus causos mais recentes, que só devo começar a publicar lá pelo final do ano, seguem esse caminho.

Jaqueline Amorim disse...

Muito boas esta hem? Também sou louca por feijoada mas nunca passei por isso não ainda bem! rsrsrsrsrs. Ficou ótimo o selinho! E a qustão do avatar, acho que não deu certo... :( Vou continuar pesquisando... Beijos

Hago disse...

Oi Eurico,
Levei um tempinho para decifrar o ' punch line'. ( o final da estoria onde está a graça)
Mas matei a xarada. (charada?)
Em vez de botar a culpa na feijoada, será que não foi a tal àgua do passarinho que fez o homem
se sentir perdido?
Boa um abraço
Hago

Unknown disse...

Caro Hago,
Bem que pode ter sido o exagero na água que passarinho não bebe mesmo, né? Acontece que acho que feijoada com exagero, sei não, mas deve dar um revertério brabo, sô!
GRande abraço e volte sempre.

Unknown disse...

Jaqueline,
O avatar tá com o mesmo problema. Teima em não aparecer. É timidez em excesso. Obrigado pelo apoio.

Яoьεяτα disse...

Ai ai trem. Sua mensagem só veio um tanto, parece que foi cortada na metade sô. Trem mais isquisito.

Bjs

Iara Alencar disse...

oi Eurico...(ai jesus me lembra o eurico miranda rsrsrsrs)..

nossa seu visual esta lindo, engraçado como um belo visual já dá uma otima apresentação do espaço e do dono dele.

obrigada pela visita, pena que nesses ultimos dias estou sem ideias pra escrever...e so pra variar enrolada com tempate e com o trabalho.

:)

Iara Alencar disse...

A proposito, tipo assim, voce pegou seu template em que site???

uai, eu ja vi um blog com nome de oncoto poncoto...acho que foi entre os favoritos do Agil ou foi da Mirian.

Nem me fale em exageros na comilança...eu nao posso ver um chamabari...

Unknown disse...

Iara,
Vamos por partes. Nada de Miranda. Aqui é o outro.
O template eu o peguei com a Erika Akira (http://www.temas.burajiru.blog.br/category/3-colunas). Dê uma conferida. Ela tem vários outros.
Essa história de oncotô, poncovô, tem um blog com o nome de oncotô (http://oncoto.erikamurari.com.br/)
Agora eu pergunto: ess enegócio de chamabari tem alguma coisa a ver com lambari? é de comer? hihihihihi

Eurico de Andrade disse...

Eurico, como vai?
Fiquei muito feliz de encontrar os causos e os contos de Tabuí num só local. Nem sei dizer bem porque, mas gostei mais assim. Na verdade adorei.
Posso sugerir algo? A letra é miudinha demais... tive dificuldade pra ler... Dava para ampliar. Não é boa a idéia d eler na tela do computador com lupa!
Mel (http://www.limacoelho.jor.br/)

Eurico de Andrade disse...

Oi, Mel!
Como vc pode já ter visto, aumentei a letra dos posts e ficou bem melhor, né? Agora, nós que temos mais de 25 anos não mais precisaremos usar lupa. heheheheh!!! Mas, mesmo assim, obrigado pela sugestão e pela visita. Vc é muito bem-vinda, sempre.

Яoьεяτα disse...

Pra mim tá aparecendo direitim trem...

Num tem xizim nenhum fii... Tá bão dimais da conta.

Bjs

disse...

Eurico,
Obrigado pela visita ao meu muquifo e parabéns pelos causos.
Qualquer hora "roubo" um deles pra colocar no Loucuras e Devaneios.
Quando você (ou ocê) tiver um botão de link me avise pra eu colocar lá, o seu blog merece.

[]´s
Alexandre

Unknown disse...

Alexandre,
Os interesses são mútuos. Ando querendo colocar no meu blog causos de outros autores e andei lendo uns bem bãos lá no seu "Loucuras e Devaneios". A gente pode se autorizar mutuamente e vc seria o primeiro que eu iria colocar no Tabuí.

Blog do Beagle disse...

Morro de rir com esse modo mineiro de falar kakakakak Bjkª. Elza

Unknown disse...

Elza, brigadim pela visita. Procê vê mineiro falar bonito, tem que ir lá, bem naqueles "interiorzão". Aí vc vai ver que é outra língua, sá!