18/10/2008

Esmeraldo em estado interessante

Esmeraldo vivia à cata de emprego. Situação braba. Filhos passando fome, comendo do pão que o diabo amassou. Mas não desistia. Entre uma canjebrina e outra recebia uma negativa de trabalho e ia em frente.
Até que um dia Esmeraldo faz concurso para merendeira na escola do Estado e é aprovado. Mesmo com os poucos conhecimentos que tinha. Só faltavam os exames médicos. Embora um pouco avariado, mal das pernas e meio perrengue, achava que conseguiria enganar o médico. Mas e os exames de laboratório? No Laboratório Cademicróbio deram-lhe uns vidrinhos para colocar as necessidades durante três dias seguidos.
Esmeraldo pensou... Pensou... Chamou a mulher:
- Ô muié, manda a Ritinha fazê as necessidade dela nos vidrinho! Ela tá fortona, já é grandona e sem doença... Aí eu passo nos exame, né?
Assim falou, assim foi feito. Urina e fezes da Ritinha foram levadas para exames de laboratório como se fossem do Esmeraldo.
No dia da entrega dos resultados, todos os que tinham passado nos exames estavam lá. Satisfeitos. Cada um rindo mais arreganhado do que o outro. Esmeraldo, com um bafinho de cachaça, também foi. Agoniado, estranhando porque não chamavam logo seu nome . Foi aí que apareceu a enfermeira.
- Sô Esmeraldo, o dotô tá lhe chamano!
- Ahn?!... Ieu?... É pra já, dona moça!
Esmeraldo, bastante cismado da vida, carente, suando frio, fedendo bafo e com sovaqueira, entra na salinha do médico. Preocupação qui só. Olhando meio cabreiro e perguntativo pro médico, doido pra saber o motivo de ter sido o único honrado com o chamamento doutoral.
- Estou espantado, seu Esmeraldo! Muito espantado! Já fiz e refiz seus exames, com vários testes, e dá sempre a mesma coisa!...
- Já sei, sô dotô! Carece cerimonha não! Levei pau, né?
- Acho que sim, meu amigo. Pelo menos o senhor está grávido!
Esmeraldo só teve tempo de levar as mãos à cabeça e exclamar antes do desmaio:
- Ai, meu Deus do céu!... Minha Ritinha!...

5 comentários:

Jalul disse...

Fie duma égua!
E com nome de pedra preciosa! Safado! O Homem do Céu bem poderia fazer uma desfeita com este cabra. Tabuí inteirinha riria da cara de pau do buchudo.

É cada uma!

Dalinha Catunda disse...

Oi Eurico,
Essa foi uma das melhores que já li no seu blog.
Continue assim, abrindo nosso sorriso maior.
Um abraço,
Dalinha

Unknown disse...

Leila e Dalinha!
Obrigado pela visita e pelos comentários. Vocês duas são um afago para meu ego. Tá faltando a Leila tb resolver fazer o blog dela para colocar as famosas crônicas. Abraços às duas.

Uillas disse...

Olá Eurico.
Claro que tens também a minha permissão para usar as piadas do meu site www.ritapolis.com será maior prazer.Fique a vontade e obrigado pelo comentário.
Grande abraço
U

Unknown disse...

Eu sabia! Eu já tive vvontade de enganar o médico com um exame de sangue perfeito! Ah Ah Ah
Mas o melhor mesmo foi o nome do Laboratório: Cademicróbio! Demais, Eurico!
Morri de rir.

Parabéns e obrigada!

Abraços

Mirze