04/05/2008

Escrever é difícil


Escrever, muita gente escreve. O difícil é escrever certo. No nosso caso, blogueiros que somos, a correção com que escrevemos vai dar maior ou menor credibilidade ao nosso blog. Pode até ser que o blogueiro seja o maior entendido num assunto, mas se não escreve de forma clara ou se apresenta um texto com erros gramaticais ou de grafia, perde pontos. Alguns não ligam para isso. Para os que têm interesse, cito algumas frases soltas que peguei num ou noutro blog a fim de ilustrar o que digo.


“Se o seu blog visa agradar à um público maior...”
O correto é: “Se o seu blog visa agradar a um público maior

“... que tenham haver com os assuntos tratados nele”
O correto é: “que tenham a ver com os assuntos tratados nele

“Eu escrevo em um site, que não é relacionado à blogs”
O correto é: “Eu escrevo em um site que não é relacionado a blogs

“... se a senha e o usuário estiverem em corretas...”
O correto é: “se a senha e o usuário estiverem corretos

“.... desculpe o encomodo mas é que não entendo nada disso, e nem conheço nimguém que entenda do assunto por isso, estou recorrendo a vocês, espero que me ajudem, e des de já muito obrigado pela atenção...”
O correto é: “desculpe o incômodo, mas é que não entendo nada disso e nem conheço alguém que entenda do assunto. Por isto, estou recorrendo a vocês e espero que me ajudem. Desde já muito obrigado pela atenção

“... era de sites assim que eu estava precisando a mto tempo para poder desenvolver minhas coisas...”
O correto é: “era de sites assim que eu estava precisando há mto tempo para poder desenvolver minhas coisas

“É sempre um agito quando ele atualiza e isto, ocorre há cada 03 meses...”
O correto é: “É sempre um agito quando ele atualiza e isto ocorre a cada 03 meses

“Fulano me presenteou essa semana com um selo.”
O correto é: “Fulano me presenteou nesta semana com um selo


Vejam bem. Não quero ser o dono da verdade, não quero ofender, muito menos dar lição a alguém e nem ensinar Pai Nosso para o vigário. Só estou fazendo uma constatação e jogando no ar. O objetivo é alertar para que escrevamos melhor. Talvez haja falta de atenção, às vezes é uma questão de estilo ou uma adequação ao linguajar popular, como nos meus causos. O que devemos evitar é errar por descuido ou por ignorância. Muita gente lê o que escrevemos, até crianças e adolescentes. E podem, muito bem, passar a acreditar que o errado é que é o certo.

6 comentários:

Jaqueline Amorim disse...

Muito bom o alerta Eurico, eu mesma reviso divesas vezes os meus textos mas é inevitável - alguma coisa sempre passa. Depois de alguns dias no ar detecto o erro e conserto, porém, muitas vezes, passa desapercebido. Tento errar o menos que posso mas muitos não possuem esta preocupação e, em alguns blogs, os erros são gritantes... Fique com Deus e boa semana! :)

Jaqueline Amorim disse...

Olha! Já errei o diversas... É o sono...

Яoьεяτα disse...

Ara, intão vô mandá os meus texto procê antes de postá, pramódocê vê se dá conta de corrigi.
Sinão meus trem fica tudim errado e vai tê um tanto di genti mangando deu sô.
Afffiiii.

Unknown disse...

Não, Roberta! Ninguém vai mangá docê nem de mim. Pois que niqui baixa o santo, nóis escreve que nem caipira fala, sá! Aí não tem pobrema. É até uma forma de resgate da cultura popular que fica espremida diante da cultura, digamos, erudita. Cotinuemos do nosso jeito, sem nenhum medo de vexame, muito pelo contrário.

Nitz disse...

gostei do assunto! eu concordo total.
Acho que é valido tambem que um blogueiro avise o outro. Eu fico triste quando percebo que escrevi errado e as pessoas já devem ter lido - tudo!
hahaha
valeu!

Unknown disse...

Nitz e Jaqueline! Obrigado pela visita e pelo comentário. A gente tá sempre errando, não só na escrita com tb na vida. Esta é a luta constante do ser humano. Mas, errado ou certo, vamos escrever, né? Vamos apenas procurar fazer mais o certo do que o errado e tá tudo muito bom.