O Boró resolveu sair estrada a fora para conhecer o Rio de Janeiro, onde tinha uns parentes. Deixou Tabuí, que ficara pequena demais pro seu gosto e falou:
- Nadica de Belzonte e nadica de Montisclar, Beraba, Berlândia, Braguari... Meu negóço é Rid’janero, cidade grande, com muita plaia, muita água e fartura de muié bonita, tudo peleca...
Chegando ao Rio, depois de uma passada rápida por Jidifora, a parentalha, inclusive sua comadre, começou a mostrar pra Boró os lugares mais bonitos e os pontos turísticos da cidade, até que chegaram ao Pão de Açúcar.
- Bora lá em cima, Boró?
- Ieu? Óiaqui, ó, cumade!... Naquele negocim daquele tamanim?
- Aquilé o bondim, home de Deus? Carece tê medo não!
Boró entrou no bondinho na marra. O negócio sacudia pra cá e pra lá e Boró suava frioe teve batedeira. De vez em quando a fricção de cabo de aço com ferro provocava um barulho tipo assobio e Boró sentia cólicas intestinais. Outras vezes o bondinho parece que ia parar em pleno ar e Boró, segurando firme no corrimão, não teve outra solução senão agachar, até que sentou no piso... Boca seca, suando frio, o homem sofreu mais que sovaco de aleijado, mas conseguiu chegar lá em cima são e salvo, embora muito sem graça com o seu comportamento na frente de estranhos.
- E aí, Boró, gostô da experiência? Prontim pra descida?
- Eu? Descê na disgrama dessa geringonça aí? Nunquinha! Num vô não! Ó cumade, esse negoço quaisque me matô. Pódescê e me isperá na estaçã!.. E óia aqui, ó, ieu só num me caguei todo por que num tinha bosta pronta, viu?...
E Boró não desceu. De bondinho não. Fez todo o trajeto pela escada, apreciando o mulherio cheio de prendas daquela cidade abençoada.
9 comentários:
Danado esse minerim, né? Bj. Elza
Tudo bem Eurico?
Eu gostaria que você alterasse o link do The Blogger (http://luishipolito.wordpress.com) para http://luishipolito.blogspot.com pois no Wordpress esse blog não existe mais. Tem um link para o seu blog lá.
Um abraço!!!
Muito bom seu blog e sua proposta valeu passarei mais devagarinho na próxima visita valeu mesmo!
Olá Eurico,
Adoro passar por aqui e conferir seus "causos" engraçados.
Um abraço,
Dalinha
Tenho de ver este blog com mais calma. Muito bom. Deu para rir e animar. Continue o bom trabalho!
Olá Tabuí,
Hoje fazemos 2 aninhos... Obrigado pela Parceria.
Abraço Cool
OS Gugas
Esse Boró perdeu muito!
O que o medo não faz....
Saudades de você, Eurico.
Beijos
Mirse
Mestre Eurico. Tem uma trilha natural no Pão de açucar. Fala pro Boró que eu levo ele de novo lá em cima, sem andar de bondinho. Subindo pelas cordas, fazendo alpinismo vertical. Será se o cagão topa?
Receba um abraço do Vic.
Li vários dos seus causos,são maravilhosos,mas resolvi postar nesse, porque sempre achei interessante "o novo" para quem não o conhece intimida mesmo, assusta!
Mas ele é mesmo um para de pau, ainda aprecia as prendas do mulherio...
Lindinho bom seu blog!
Parabéns!
Postar um comentário