22/04/2008

A Sabedoria que o tempo traz

Juquinha Pandiá era homem de pouco estudo. Passou tempo curto na escola, mas conseguia rapidinho juntar as letrinhas e formar as palavras. E foi assim, sozinho, que aprendeu um montão de coisas. Lia tudo o que lhe passava pelas vistas. Até que resolveu enfrentar a Bíblia. De cabo a rabo em poucos dias. Releu. Gostou tanto que começou a freqüentar igreja com ar de autoridade. Entrou para a Irmandade do Santíssimo e depois para a Conferência Vicentina. Não perdia uma reunião para mostrar seus conhecimentos bíblicos. Virou o orador oficial das duas agremiações.
Fama do Pandiá passou a correr na cidade por causa dos seus conhecimentos bíblicos. Fazia citações de cor e salteado, a torto e a direito, menos em presença do vigário. Como ninguém se dava ao trabalho de conferir, ficava tudo por isso mesmo. De vez em quando cascava citações bíblicas nos seus discursos que viravam sermões só para ver, sentir e se gabar do seu domínio sobre a platéia. Meninos assustados se enfiando debaixo da asa das mães, mulheres chorando, homens se convertendo, casais se reconciliando, tudo por obra e graça de são Juquinha Pandiá.
Um certo dia, a grande notícia. O senhor bispo, a maior autoridade das redondezas, iria visitar cidadezinha do Pandiá. Tabuí estaria em festa. E quem melhor para saudar sua Reverência?
Juquinha preparou discurso. Vários dias antes, estava pronto para descascar a verborréia na autoridade. Senhor bispo chegou. O orador, cerimonioso, começou a soltar as palavras aos borbotões. Era depois do almoço. Sua Reverência, como tinha abusado muito do frango frito com farofa e maionese, cochilava... Na emoção de presença tão importante, não é que o Pandiá foi esquecer o melhor do discurso? E resolveu, aproveitando o cochilo de sua Reverendíssima, inventar alguma coisa para não fazer feio perante a platéia conterrânea.
- ... A vida, meus irmãos, é uma cebola que se descasca chorando, conforme está escrito em Marcos, Capítulo 20, versículo 20...
O bispo abriu um olho meio assustado... Abriu o outro também. Olhou interrogativo pro Padre Anacleto que dormia sono solto acalentado pelas palavras do Pandiá. Rapidinho a autoridade consultou umas folhas da Bíblia que tava de folga no seu colo e deu um pulo da cadeira, vermelhão.
- Mas, figlio mio, in Marcos non tene il Capítulo 20...
Juquinha Pandiá, convicto como sempre, nem deixou o bispo terminar a frase. E sem perder o rebolado, arrematou:
- Não tem, mas bem que podia ter, sua Santidade!... E, afinal, eu tô falando de cor e o senhor tá com o livrinho! Isso é deslealdade!...

6 comentários:

lira disse...

Eurico, amei este teu blog, passarei sempre para ler teus contos da roça, e me deliciar...Jaqueline adorei tua dica.

Яoьεяτα disse...

Mas então trem???
Qual que é o oficial? fala logo módiquê eu preciso linká certo sô

Яoьεяτα disse...

kkkkkkkkkkkkkkk
Cê viu que trem mais feii?

Nóssinhoradabadia

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Cometário da Luma (http://www.luzdeluma.blogspot.com/)
Luma disse...
Li todo o seu arquivo!! Hoje cheguei ao primeiro post. Tenho me divertido muito aqui!! Beijus

24 de Abril de 2008 17:21

Unknown disse...

Comentário de Jaqueline Amorim (http://www.superdicasss.blogspot.com/)

Jaqueline Amorim disse...
rsrsrsrsrsrsrs... Muito bom! Eita Juquinha danado!

23 de Abril de 2008 01:42

Unknown disse...

Jaqueline, Luma, Roberta e Lira!
Muito obrigado pela visita. Sinto-me orgulhoso por isso. Voltem sempre e façam suas críticas.